A cura pela audição
Uma criança gerada há quatro ou cinco meses já capta os sons externos sobretudo a voz da mãe. O ouvido é o primeiro órgão que se desenvolve dentro do útero materno. Portanto, uma mãe com uma gestação ou vivência emocional difícil vai acarretar problemas ao filho. Mais tarde, a criança pode desenvolver dificuldades psicológicas e de comunicação. Esta foi a constatação que o renomado médico e especialista francês em problemas de audição e linguagem Alfred A. Tomatis chegou através de pesquisas feitas em 1947.
A partir disso, ele criou um método batizado com o seu nome. O método Tomatis® trabalha sob a constatação de que a voz materna exerce influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação. A terapia propõe uma regressão auditiva, colocando a criança em contato com os sons que reproduzem o ambiente intra-uterino. Essa técnica é utilizada no Centro Tomatis®, pela discípula do especialista francês, a Profissional Tomatis® Carmem Leonor Marchione Monteiro. Segundo ela, o método é útil para tratar crianças com problemas motores, de aprendizagem, gagueira, troca de letras, hiperatividade, dificuldade de concentração, agressividade excessiva, dispersão e depressão.A aplicação do método Tomatis® se dá através de sessões de escuta com um aparelho criado e denominado pelo especialista como "Ouvido eletrônico" com um filtro especial, ele reproduz sons que são transmitidos à criança durante a gestação. Ela ouve a voz da mãe contando histórias e também músicas clássicas de Mozart e Cantos Gregorianos. A terapia é precedida por entrevista com os pais e testes de escuta , de atenção e lateralidade. As mães fazem o tratamento, ouvindo músicas e fazendo trabalhos manuais. Segundo Carmem, os diversos sons aplicados através do Ouvido eletrônico, funcionam como estímulo, alimentando o córtex cerebral.
O objetivo da terapia é desenvolver as funções de escuta. "Não só receber o som, mas desenvolver o equilíbrio e a verticalidade corporal, uma vez que até a postura é corrigida, explica Dr.ª Carmem Monteiro.