2ª a 6ª Feiras das 10h00 às 20h00 - Com prévio agendamento.
Rua Capitão Prudente, 51, Jd. Paulistano, S.Paulo
contato@tomatis.com.brMais de 80% da estimulação sensorial vem do seu ouvido. Se você está acordado ou dormindo, seu ouvido está constantemente bombardeando seu cérebro com estímulos. A partir do quarto mês de gestação, a orelha do feto é o primeiro órgão totalmente funcional.
O ouvido humano chamado Cóclea é responsável pela “energização cortical”. O ouvido precisa ser estimulado para energizar o cérebro e o corpo. O som é necessário para nossa realização pessoal. Quanto mais rica a música estiver em harmônicos de alta freqüência, mais eficiente será seu efeito. Os sons que são ricos em harmônicos de alta frequência estimulam uma vasta rede neural, chamada de “formação reticular”, que controla o nível geral de atividade do cérebro.
O equilíbrio depende do vestíbulo, a parte do ouvido interno que informa o cérebro do menor movimento do corpo. O ouvido está envolvido no controle da postura e na manutenção do equilíbrio. Através da sua ação no vestíbulo, o Método Tomatis® permite ao corpo recuperar a verticalidade reposicionando o esqueleto. De fato, sob o efeito sustentado das sessões de escuta, a consistência das mensagens enviadas ao cérebro através do vestíbulo das orelhas direita e esquerda é sincronizada.
Como resultado, as respostas motoras são visivelmente menos descoordenadas e tornam-se mais fluidas e melhor organizadas. É por isso que o método Tomatis® é benéfico ao idoso que começa a perder sua capacidade de orientação espacial, coordenação motora e flexibilidade física. Atua também na área cognitiva a medida que um cérebro bem energizado reage melhor às demandas do cotidiano, que muitas vezes são tão difíceis para os idosos.
Áreas de atuação: